Estudo Catalão

Os dados do Estudo Catalão são claramente impressionantes — eles confirmam nossa convicção original de que todo paciente deve ter a chance de se beneficiar de HighVolumeHDF®.

Sobrevida melhorada

Resultados do estudo catalão sobre HighVolumeHDF1: probabilidade de pacientes que receberam HD de alto fluxo vs. pacientes que receberam Online-HDF

30%

de redução do risco de mortalidade por todas as causas (p = 0,01)

55%

de redução do risco de mortalidade por infecção (p = 0,03) 

61%

de redução do risco de mortalidade por AVC (p = 0,03)

Comparado com pacientes mantidos em hemodiálises convencional de alto fluxo, aqueles selecionados aleatoriamente para a hemodiafiltração pós-diluição online de alto volume tiveram uma redução de mortalidade significativa. 

Maior bem-estar dos pacientes

28%

de redução do risco de incidência de episódios hipotensivos. 

Custos do tratamento reduzidos

22%

de redução do risco de hospitalização por todas as causas (p = 0,001)

 

Detalhes do estudo1

Objetivo do estudo:
Comparar o impacto da hemodiafiltração online em relação a HD quanto à sobrevivência do paciente.

Modelo do estudo:
Experimento multicêntrico, randomizado e controlado pela Sociedade de Nefrologia da Catalunha.

Resultados do estudo:
A variável do desfecho primário era a mortalidade por todas as causas; o desfecho secundário inclui mortalidade cardiovascular, hospitalização por todas as causas, tolerância ao tratamento e dados laboratoriais.

Pacientes:
906 pacientes crônicos em HD foram indicados a continuar em HD (n=450) ou trocar para a hemodiafiltração pós-diluição online de alta eficiência (n=456).

1 Maduell F. et al., J Am Soc Nephrol (2013); 24: 487-497.

Obtenha os detalhes do estudo

Resumo do simpósio

Os resultados do Estudo Catalão, publicado no Jornal da Sociedade Americana de Nefrologia, foram apresentados no Simpósio Científico da Fresenius Medical Care no Congresso ERA-EDTA 2013, realizado em Istambul, Turquia, pelo investigador principal do estudo, Dr. Francisco Maduell de Barcelona, ​​Espanha.

O número esmagador de mais de 1.000 participantes no simpósio demonstrou o interesse significativo no tópico "Conceito Emergente: Questões de Alto Volume em Hemodiafiltração (HDF de alto volume)".